OBS: Em modelagem nem tudo é 100% geometria, embora esta seja a ferramenta didática principal na construção de moldes. As matérias principais neste caso são o corpo e a matéria-prima utilizada (tecido). Estes devem ser pensados em primeiro lugar.
A partir de pesquisas em livros antigos e atuais o material foi desenvolvido e não tem pretensões acadêmicas. Existem outras formas de fazer e materiais didáticos mais precisos, este foi feito somente para ajudar meus alunos que acompanharam minhas aulas.
Medidas Importantes:
Ao
construir uma manga é necessário saber em que material (tecido) ela será feita,
visto que em casos de peças de malharia a altura da cabeça será menor.
Ao terminar o molde da peça desenvolvida é necessário
medir a cava frente e costas, somar as duas medidas encontradas. A medida da
cava da camisa está diretamente ligada às medidas que serão utilizadas para
construir as mangas.
Para largura da
manga: ¾ da medida da cava total, ou
multiplicar a medida encontrada por 0,75. A esta medida some 2,5cm. (Obs:
¾=0,75)
Para altura da
cabeça da manga para peças em tecido
plano: ¼ da medida da cava total,
ou multiplicar a medida encontrada por 0,25. A esta medida some 2,5cm (Obs: ¼=0,25).
Para altura da
cabeça da manga para peças em malha e
peças menos estruturada (ex: t-shirt): ¼ da medida da cava total, ou multiplicar a medida encontrada por 0,25.
Comprimento total da manga: 25,0
Atenção: Em modelagem nada é definitivo, a
preocupação com matéria-prima e design é fundamental para um bom projeto, não
se trata somente de geometria, embora esta linguagem gráfica seja a base da
modelagem.
Cava frente é mais curvada que costas
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PONTOS
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MEDIDAS
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DIREÇÃO
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DESCRIÇÃO
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A-A1
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¾ DA CAVA +2,5CM
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A-A2
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METADE DE A-A1
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ESQUADRAR (ângulo 90°) PONTO A2 PARA CIMA
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A2-B
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ALTURA DA CAVA = ¼ DA
MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CAVA DA CAMISA
Obs: Leia as observações acima.
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LIGAR A-B E B-A1 COM RETA
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B-C
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25
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COMPRIMENTO DA MANGA (NESTE
CASO MANGA CURTA)
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ESQUADRAR (ângulo 90°)PONTOS C PARA A ESQUERDA E
PARA A DIREITA
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PARA ENCONTRAR PONTO C2 ESQUADRAR PONTO
“A” PARA BAIXO
PARA ENCONTRAR PONTO C3 ESQUADRAR PONTO
A1 PARA BAIXO
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PONTOS DE CURVA:
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DIVIDIR LINHA A-B EM QUATRO PARTES
IGUAL E
DIVIDIR LINHA B-A1 EM QUATRO PARTES
IGUAIS
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MARCAR OS PONTOS CONFORME O GRÁFICO
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1º PONTO
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0,7
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NA DIAGONAL DE A-B -NO PRIMEIRO PONTO A PARTIR
DE “A” DESCER 0,7CM
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2º PONTO
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0,5
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NA DIAGONAL DE A-B -NO SEGUNDO PONTO A PARTIR
DE “A” SUBIR
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2º PONTO
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1,2
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NA DIAGONAL DE B-A1 -NO SEGUNDO PONTO A PARTIR
DE “B” SUBIR
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LIGAR COM CURVAS OS PONTOS CONFORME O
GRÁFICO ABAIXO E FAZER AJUSTES LATERAIS
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Bibliografia:
FULCO, Paulo; SILVA, Rosa Lúcia de Almeida. Modelagem plana masculina. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003.
ROSA, Stefania. Alfaiataria: modelagem plana masculina. Brasília: SENAC–DF, 2008.
SABRA, Flávio (Org.). Modelagem:
tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das Letras e
Cores, 2009.
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